domingo, 22 de maio de 2011

Sistema de observação terrestre da NASA foi violado


Um hacker afirmou que uma falha de segurança em um servidor no Goddard Space Flight Center da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) expôs dados de um sistema baseado em satélites de observação da Terra utilizados para auxiliar em desastres. Ele usa o nickname Tinkode e publicou uma captura de tela do que ele alega ser um servidor de FTP (File Transfer Protocol) no Centro Goddard da NASA. O hack aconteceu um mês após o mesmo indivíduo expor uma falha semelhante em um servidor operado pela Agência Espacial Européia (ESA).

A tela do servidor no Centro Espacial foi publicada no dia 17 de maio [Clique aqui para ver a imagem]. Ela mostra uma árvore de diretórios do servidor servir.gsfc.nasa.gov, que parece estar ligado com o programa da NASA SERVIR. Não está claro o objetivo do servidor ou a natureza da falha de segurança explorada por Tinkode.

O SERVIR é um programa conjunto entre a NASA, a USAID, CATHALAC e outros grupos sem fins lucrativos que utiliza dados de radares terrestres e satélites geoestacionários para auxiliar nas análises de desastres naturais, monitoramento ambiental, avaliações de risco, saúde e questões relacionadas à mudança do clima e da biodiversidade.

Tinkode é um hacker romeno associado a outras violações. Em março, ele fez parte de uma equipe que violou a segurança do MySQL.com, o site do banco de dados open source. Em abril, publicou os nomes e endereços de e-mail dos funcionários da Agência Espacial Européia (ESA) depois de comprometer um servidor operado por este organismo.

FONTE: REVISTA UFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário