sexta-feira, 17 de junho de 2011

Molécula de açúcar encontrada no espaço aumenta chance de vida extraterrestre


Moléculas ligadas à possibilidade de vida extreterrestre somam-se aos demais estudos:
Pela primeira vez um açúcar básico foi detectado tão longínquo.


O açúcar orgânico, molécula que está diretamente ligada à origem da vida, foi detectado em uma região da nossa galáxia onde planetas habitáveis ​​poderiam existir. Utilizando o telescópio IRAM na França, uma equipe internacional de cientistas descobriu esta molécula numa área que é massiva em formação de estrelas, a cerca de 26.000 anos-luz da Terra.

"Esta é uma descoberta importante, é a primeira vez que o gliceraldeído, um açúcar básico, tem sido detectado perto de uma região de formação de estrelas, onde os planetas que poderiam abrigar a vida possam existir", disse Serena Viti, uma das autoras do achado. O gliceraldeído pode reagir para formar a ribose, um constituinte fundamental do ácido nucléico RNA, que se acredita ser a molécula central na origem da vida.

Só foi detectada anteriormente perto do centro da nossa galáxia, onde as condições são extremas em comparação ao resto, mas sua descoberta em área distante do centro da galáxia sugere que a produção deste ingrediente chave para a vida pode ser comum no universo. Esta é uma boa notícia em nossa busca por vida extraterrestre, porque uma ampla gama de moléculas aumenta as chances de que outras moléculas essenciais à vida existam nas regiões em que planetas como a Terra podem se encontrar.

O professor Keith Mason, chefe executivo do STFC, disse que "a descoberta de uma molécula de açúcar orgânico em uma região de formação de estrelas no espaço é muito interessante e irá fornecer informações extremamente úteis na busca por vida extraterrestre. Pesquisas como esta, combinadas com a vasta gama de outros projetos astronômicos que envolvem pesquisadores do Reino Unido, estão em constante expansão e alavancam o nosso conhecimento do universo, mantendo o Reino Unido na vanguarda da astronomia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário