sexta-feira, 25 de maio de 2012

Avião Solar Impulse decola para voo sem reabastecimento


O avião experimental HB-SAI, conhecido como Solar Impulse iniciou hoje seu primeiro voo internacional, decolando as 08h24 de Payerne, na Suíça, com destino a Rabat, no Marrocos. O objetivo será percorrer 2 mil quilômetros sem reabastecimento, apenas com energia solar.

Para percorrer os 2 mil quilômetros está prevista uma parada técnica em Madri onde o avião será submetido a uma revisão e terá seu piloto Andre Borschberg substituído pelo conhecido aventureiro e pesquisador Bertrand Piccard, sócio no projeto. O pouso do Solar Impulse está previsto para sexta-feira, as 07h00 BRT no aeroporto de Barajas.

Em 7 de abril de 2010 o Solar Impulse fez seu voo de estreia no oeste Suíça para um pequeno público, mas desde dezembro de 2009 a equipe vinha realizando testes com no máximo 60 cm de altura e distância de 300 metros.

A envergadura da aeronave se aproxima bastante do Airbus A380, mas pesa o mesmo que um carro de passeio. Dentro do avião só existe o lugar do piloto. De acordo com Piccard, que também é um dos projetistas do aparelho, a ideia é aperfeiçoar o modelo para uma aeronave que caiba duas pessoas e assim tentar a volta ao mundo ainda em 2012.


Como funciona
O avião funciona impulsionado por quatro motores elétricos de 6 kW, alimentados pela energia gerada por 12 mil células fotovoltaicas que recobrem toda a extensão das asas.

Com o nascer do sol, o avião sobe lentamente alimentando suas baterias até alcançar 12 mil metros de altitude, onde permanece por algumas horas. Ao entardecer, a aeronave retorna a 3 mil metros de altitude e permanece nesta altura durante toda a noite. "Uma bateria de lítio de 400 quilos permite o voo noturno", explica Le Liepvre, diretor da Fundação Altran, um dos parceiros do projeto.

O Solar Impulse é fruto de um sonho de Piccard. O projeto custou mais de 70 milhões de euros e conta com a participação de grandes empresas e até de personalidades como Buzz Aldrin, um dos astronautas que pisou na Lua.


Tal pai, tal filho, tal neto
Bertrand Piccard é médico psiquiatra conceituado e já garantiu vários títulos, entre eles um prêmio da Faculdade de Medicina de Lausanne. Apesar de exercer a profissão, Piccard tem no sangue o gosto pela aventura e a exploração científica. Em março de 1999, foi o primeiro homem a dar a volta ao mundo em um balão sem nenhuma escala.

Seu pai Jacques Piccard atingiu a profundidade recorde no mar de 10.911 metros a bordo do Triest na Fossa das Marianas, nas Filipinas em 1960.

E a história não para por aí. Seu avô o físico Auguste Piccard foi o primeiro homem a alcançar a estratosfera a 16 km de altitude em um balão com cabine pressurizada em 1931.

FONTE: APOLO11.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário