quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Missão orbital secreta de nove meses retorna à Terra




Projeto da nave-robô foi iniciado pela NASA nos anos 90 e depois incorporado pelos militares.
Uma versão automática e miniaturizada de um ônibus espacial, lançada do Cabo Canaveral em abril, completou sua missão militar secreta de nove meses e deve pousar nesta semana, informam representantes da Força Aérea dos EUA (USAF).

O aparelho, conhecido como Veículo Orbital de Teste ou X-37B, deve descer na Base Vandenberg da Força Aérea, na Califórnia, entre sexta-feira e segunda, dependendo das condições meteorológicas e de questões técnicas.

Iniciado pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) nos anos 90 e depois encampado pelos militares, o projeto tem o objetivo de testar tecnologias para uma futura geração de ônibus espaciais.

Os militares encaram o avião espacial como um meio de teste de equipamentos, sensores e materiais no espaço, para possível incorporação em sistemas ativos. A USAF impôs um black-out noticioso nas atividades realizadas pelo X-37B enquanto o aparelho esteve em órbita, embora a nave tenha sido acompanhada por amadores que fazem o rastreamento de objetos na órbita da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário