quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O caso Roswell Boliviano


Em 6 de maio de 1978 uma enorme zona montanhosa e selvagem situada na fronteira entre Bolivia e Argentina foi palco de um sensacional fenomeno muito pouco divulgado devido ao sigilo com que as informaçoes foram tratadas por parte das autoridades e militares de ambos os paises. Desde o primeiro segundo do que veio a acontecer a verdadeira natureza do fenomeno foi ocultada pelas autoridades, a preocupaçao das autoridades em manter o sigilo foi claramente visivel. Durante alguns dias o caso teve cobertura por parte dos meios de comunicaçao Bolivianos e Argentinos, anos mais tarde o resultado das investigaçoes deu origem ao que podemos chamar de O caso da La Mamora ou O Caso de Orán- Tarija.

O sabado de 6 de maio de 1978 amanheceu com o tempo nublado que apenas se podia passar alguns poucos raios de sol, por mais da metade do dia uma fria chuva persistiu em cair pela regiao. A atividade da pequena cidade mineira de La Mamora situada em Tarija ao sul da Bolivia era quase nula, igual que em todos os povoados do limite Boliviano e Argentino. Os habitantes dos pequenos povoados situados ao sul da Bolivia e norte da Argentina na regiao de Salta e jujuy foram testemunhas de um raro fenomeno que causou panico e acumulou fortes testemunhas de homens e mulheres de pertencem a todas as camadas sociais e distintos graus de escolaridade e instruçao. Todos os relatos coincidiam porque sem sombra de duvidas todos haviam visto o mesmo.

As 4.30 pm a chuva havia dado uma tregua , mas, o ceu seguia escuro quando derrepente cujas testemunhas se viram iluminadas por uma luz que cruzava o ceu de leste a oeste. A muito baixa altitude uma bola de fogo que soltava uma estranha fumaça azulada emitindo um ruido ensurdecedor se chocou ao sul de Cerro El Zaire. Logo o impacto produziu uma intensa luminosidade similar a um relampago que se extendeu por mais de um minuto, a cataclismatica explosao provocou um fortissimo tremor em todo o sul da Bolivia e Noroeste da Argentina.
As casas de La Mamora o povoado mais perto da zona do impacto se sacudiram provocando o panico a seus 8oo habitantes, algumas construçoes mais precarias foram destruidas e vieram ao chao por causa das ondas expansivas provocadas pela explosao.

A 80 Km de distancia os vidros das demais casas se racharam enquanto os moradores sentiam a terra tremer por alguns segundos. O estranho acontecimento foi observado também por habitantes que estavam a mais de 150 km de Cerro El Zaire, lugar onde aconteceu o impacto. A poderosa explosao sacudiu centenas de quilometros quadrados de zona selvagem com montanhas e poucos moradores. A 250 km de distancia os povoados de Argentina Orán e Tartagal registraram também o acontecido percebendo um tremor sísmico e uma luminosidade nunca vista antes, dentro de um raio de 50 km a luz adquiriu tanta força que chegou a cegar por alguns minutos os moradores locais.

Os mineiros, camponeses e comerciantes que habitam o povoado de La Mamora afirmaram haver escutado um ruido agudo e logo observaram um objeto cilindrico avançando em altissima velocidade que posteriormente se chocou contra as montanhas ao sul de Cerro El Zaire.

Relato dos Engenheiros

A 30 Km do local em Cerro El Cabildo se encontravam trabalhando tres engenheiros do Banco mineiro da Bolivia que afirmaram terem visto " um artefato metálico, cilindrico e muito brilhante que passando por em cima de nossas cabeças a pouco mais de 50 metros de altura, o objeto tinha uns 4 metros de diametro e tinha uma parte em forma de cone ou cônica. A explosao foi tao forte que nos derrubou ao chao e por alguns minutos ficamos totalmente cegos.

Relato da Professora

Uma professora de la Mamora declarou: Enquanto eu estava com um grupo de crianças pertencentes ao club das maes uma assustadora explosao com uma enorme luminosidade sacudiu o edificio, as crianças choravam e gritavam enquanto as portas e janelas foram arrancadas de seus batentes. Por sorte nenhuma criança ficou ferida.

Ocultando as evidencias

De imediato o acontecimento ficou conhecido por pessoas de regioes mais distantes por conta dos radioamadores locais, a regiao selvagem de cerro El Zaire foi declarada zona de emergencia militar pelas autoridades Bolivianas e o acesso a essa area foi restrito a eles, nenhum jornalista ou particular podia entrar nessa area. Nos dias seguintes as comunicaçoes começaram a sofrer interferencias, se multiplicavam as testemunhas que haviam presenciado o ocorrido. Logo alguns afirmaram que outro objeto metalico surgiu nos ceus da regiao apos a explosao sobre o local, ele fazia voos a baixa altitude e logo desapareceu na zona de Cerro El Zaire.

A imprensa Boliviana e Argentina começaram a ter interesse pelo caso, jornalistas do Diario El trubuno de Salta descreveram o objeto como redondo apresentando deformaçoes provavelmente devido ao impacto sofrido. Por parte do Diario de Buenos Aires na ediçao de 13 de maio eles trataram da seguinte forma: Se trata de um objeto metalico de forma discoide de 3 a 5 metros de diametro que foi avistado na zona de Cerro El Zaire. Essa afirmaçao fez com que cuja questao fosse levantada: Se trata somente de um satelite artificial ou estamos lhe dando com um OVNI ?

Durante um programa televisivo chamado Monica Apresenta que era omitido pelo canal 13 e apresentado por Monica Cahen D, Anvers, que durante varios dias apresentou fotos das regioes afetadas um Militar de alta patente manifestou-se de forma categorica dizendo que se tratava de um satelite artificial.

Quando os soldados da força aerea com base em Tarija chegaram ao lugar do impacto se encontraram com um panorama desolador, grande parte das montanhas ao sul de Cerro El Zaire afundaram, os militares encontraram um enorme buraco de mais ou menos 400 metros de diametro e com uma profundidade assustadora de mais de 2000 metros. A montanha nao apenas sumiu no chao, haviam vestigios de que ali algo assustador havia acontecido. As rochas de granito e outros minerais se haviam fundido como as vulcanicas, altissima temperatura seria necessaria para tal acontecimento.

A interferencia Americana

Em 14 de maio vieram a Bolivia engenheiros da NASA com uma missao que se manteve no mais absoluto sigilo, 4 dias depois um enorme aviao da força aerea norteamericana pousou na base aerea de Tarija. No dia seguinte varios helicopteros chegaram ao local do impacto trazendo varias caixas uma delas era enorme e parecia ser de um material brilhante. Logo todos os aparatos foram recolhidos para dentro do aviao junto com o contingente inteiro de soldados que haviam chegado a uma semana antes.

Em 20 de maio de 1978 um dia depois que o aviao decolou para os EUA as buscas pelo objeto foram oficialmente encerradas. Nao se falou mais sobre o estranho e catastrofico ocorrido, a imprensa foi claramente limitada a nao dizer mais nada sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário