sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Cientistas da NASA encontraram tipo de aminoácido em asteróides


Pesquisadores da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) descobriram que os aminoácidos –fundamentais para produção de proteína, a substância usada para formar estruturas básicas nos organismos vivos – podem realmente ter vindo do espaço. O cabelo e as unhas, por exemplo, têm como base a proteína, que também é usada para acelerar ou regular reações químicas.

Os aminoácidos existem de duas formas, sendo uma o espelho da outra, como acontece com as nossas duas mãos. A vida na Terra é baseada exclusivamente na molécula que representaria a mão esquerda, mas os especialistas sabem que a variedade que seria a da mão direita, destra, poderia funcionar perfeitamente como seu par "canhoto".

O grande desafio dos cientistas é descobrir por que a Terra favoreceu o modelo de molécula da mão esquerda. Em março de 2009, pesquisadores do Centro Goddard de Vôo Espacial da NASA relataram a descoberta de uma abundante forma de aminoácidos "canhotos" nas amostras de meteoritos que vieram de asteróides ricos em carbono.

Isso sugere que a vida desse específico tipo canhoto começou no espaço, onde as condições dos asteróides favoreceram a criação dessa forma de aminoácidos. Impactos de meteoritos podem ter fornecido esse material, enriquecido de aminoácidos canhotos, para a Terra.

Em nova pesquisa, a equipe revela ter encontrado o mesmo tipo também em abundância numa variedade muito maior de meteoritos ricos em carbono. Daniel Glavin, do Centro Goddard e autor de um artigo científico sobre o assunto publicado na revista científica Meteoritos e Ciência Planetária, disse que a descoberta de 2009 não é um fato isolado [Veja Novos estudos de fragmentos do asteróide 2008 TC3 trazem revelações].

"Isso nos diz que nossa descoberta inicial não foi um acaso, que realmente havia algo acontecendo no asteróides de onde vieram esses meteoritos que favorece a criação de aminoácidos canhotos", comentou Glavin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário