domingo, 2 de janeiro de 2011

Qatar-1B: Novo Exoplaneta


Um astronômo do Quatar associado do Centro Harvard-Smithsoniano para Astrofísica (CfA) e outras instituições, descobriu um novo mundo estranho. Este "Jupiter Quente", agora denominado Qatar-1b, se soma a crescente lista de planetas alíeniginas orbitando estrelas distantes.

O seguimento de Exoplanetas realizado pelo programa quatarí caça "piscar", nas estrelas que se produz ao escurecer ligeiramente cada vez que um planeta em órbita cria um "mini eclipse" ao cruzar por diante da estrela vista desde a Terra. Buscas de trânsito como estas devem peneirar através de milhões de estrelas para encontrar a pequena fração de planetas detectáveis.

Para encontrar um novo mundo, as câmeras de grande angular do Quatar (que se encontram no Novo México) tomaram imagens do céu a cada noite clara a partir de príncipios de 2010. As fotografias a continução foram remetidas ao Reino Unido para analisses mediante a colaboração de astronômos nas universidades de St. Andrews e Leicester e do Quatar. Esta analisse reduziu o campo de candidatos a uns poucos de centenas de estrelas.

A equípe do Harvard-Smithsonian, com o Doutor Al Subai, fez um seguimento aos candidatos mais prometedores mediantes observações espectroscópicas com o telescópio de 60 polegadas de diâmetros no Smithsonian Whipple Observatory, no Arizona.

Os dados obtidos confirmam a existência de um planeta que agora se chama Qatar-1b, que orbita uma estrela laranja do tipo K 550, anos luz de distância. Qatar-1B é um gigante de gás uns 20% mais grande que Júpiter em diâmetro e uns 10% mais massivo, pertence a familía dos "Jupiteres Quentes", com uma temperatura torrida ao redor de 1.093 graus celsius. Qatar-1b orbita sua estrela uma vez a cada 1,4 días, oque significa que seu "ano" é de sómente 34 horas.

FONTE: EP

Nenhum comentário:

Postar um comentário